domingo, 24 de maio de 2009

Fluidos

Encontrei o site do Prof. Everton G. de Santana que é excelente. Vale a pena conferir, pois traz definições, atividades e simuladores.

Segue abaixo apenas os tópicos do que o site traz:

  • Oscilações de um líquido contido em um tubo em forma de U: tubo em forma de U com extremos abertos, com um dos extremos fechado e medida do indice adiabático do ar.

  • Oscilações em um sistema formado por dois vasos comunicantes: as oscilações de um fluído ideal contido em dois vasos comunicantes cujas alturas iniciais diferem da de equilíbrio.

  • Fluídos reais: Viscosidade, lei de Poiseuille e fórmula de Stokes

  • Fluído viscoso entre dois cilindros coaxiais: determinando a distribuição das velocidades angulares do fluído entre dois cilindros coaxiais em rotação e calcular o momento que exerce o fluído viscoso relativo ao eixo de rotação.

  • O tubo-capilar: O sistema consiste em um tubo de plástico transparente fechado em seu extremo inferior com um tampão. Perpendicularmente ao tubo de plástico e em sua parte inferior, é perfurado e é introduzido um tubo de vidro de pequeno diâmetro, que é capilar e através do qual é descarregada a coluna de fluído viscoso. Uma régua colocada em sua parte exterior ou marcas sobre o tubo de plástico permitem medir a altura da coluna de fluído em função do tempo.

  • Carga e descarga em um tubo-capilar: No tópico anterior, foi visto como é feita a descarga em um tubo-capilar, que é análogo a descarga de um condensador através de uma resistência. A carga do condensador simularemos empregando um frasco de Mariotte e um tubo-capilar.

  • Analogia com as séries de desintegração radioativa: Podemos construir um modelo simples de uma série de desintegração radioativa, que conste de três termos A-> B-> C, onde A é uma substância radioativa que ao desintegrar-se da lugar a uma substância B e esta por sua vez, ao desintegrar-se da lugar a uma substância C estável, colocando um tubo-capilar A acima de outro B, e este acima de um tubo fechado C.

  • Regime laminar e regime turbulento: não existe uma teoria análoga que descreva o comportamento dos fluídos em regime turbulento, ou que explique a transição do regime laminar a turbulento. O objetivo deste tópico é a de familiarizar o leitor com o denominado número de Reynolds, e a importância que tem na hora de definir se um determinado fluído está em regime laminar, turbulento, ou na transição entre ambos regimes.

  • Efeito Magnus: O estudo do movimento de um sólido no seio de um fluído tem grande interesse pratico, desde o projeto dos aviões até o efeito que é dada a bola um jogador de futebol.

  • Tensão superficial nos líquidos: Em um fluído cada molécula interage com as que o rodeiam. O raio de ação das forças moleculares é relativamente pequeno, abrange as moléculas vizinhas mais próximas.

Para acessar ao site clique no nome do professor abaixo:

Prof. Everton G. de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário